Durante toda a manhã desta quinta-feira (7/3), mulheres que ocupam cargos de gestão e liderança no município e no sistema jurídico de Contagem se reuniram para debater os desafios e também as conquistas no mundo do trabalho. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura de Contagem, organizado pela Procuradoria-Geral do Município, e contou com mais de 80 presentes.
O governo municipal conta, atualmente, com oito mulheres ocupando cargos de secretárias das mais diversas pastas da administração, como Procuradoria, Controladoria, Defesa Social, Educação, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Esportes, além do comando da Guarda Civil. Inclusive, Contagem avançou nas políticas de equidade de gênero no serviço público e nomeou pela primeira vez na história mulheres para os postos de procuradora, controladora e de comandante da Guarda.
À frente do seminário, a procuradora-geral do município, Sarah Campos, destacou a importância de ampliar as discussões em torno da igualdade de gênero, citando dados do IBGE de 2022, que mostram que as mulheres recebem salários 22% menores em comparação aos homens. Quando se analisa cargos de gestão e liderança, a disparidade é ainda maior. Somente 34% dos cargos são ocupados por mulheres no Brasil. Ela exaltou o governo municipal por estar empenhando esforços para mudar esta realidade na cidade.
“O objetivo deste encontro foi nos conectar e trazer energia umas para as outras. Juntas, conseguimos fazer mais e nos empoderar nesses espaços. Estou muito feliz e realizada por fazer parte de um grupo de mulheres que formam o governo. Somos fruto de uma política que empodera a todas nós, nos dá confiança e, assim, podemos ajudar a construir esse legado de modificar a vida das pessoas na cidade liderado pela nossa prefeita”, discursou.
As secretárias de Educação, Telma Ribeiro; de Defesa Social, Viviane França; de Desenvolvimento Urbano, Mônica Bedê; de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão; de Desenvolvimento Social, Daniella Tiffany; além da Controladora-Geral, Nicolle Bleme, a comandante da Guarda Civil, Anita de Carvalho, e a vereadora Moara Sabóia, representante da Câmara Municipal de Contagem, trouxeram relatos da trajetória profissional, sobretudo na Administração Pública, e os principais desafios que enfrentam diariamente.
No segundo momento do evento, participaram a promotora de justiça Giovana Carone Nucci, representando o Ministério Público; a defensora pública Sheila Santos Nunes; a delegada Civil Laise Aparecida Rodrigues e a vice-presidente da OAB Contagem, Mariana Horta de Souza. Elas também falaram sobre as dificuldades que tiveram que superar nas carreiras jurídicas para terem o reconhecimento e o respeito devido em ambientes historicamente dominados por homens.
Presente no encontro, a prefeita Marília Campos compartilhou um pouco de sua jornada e deixou uma mensagem de encorajamento para todas as mulheres presentes. “O meu conselho é que nós, mulheres, sigamos preservando o olhar, o jeito de ser, a dedicação e esta característica forte que carregamos que é o cuidado. E que a gente mantenha também nossa capacidade de fazer as coisas de forma diferente. Não precisamos nem devemos repetir padrões. Estamos aqui para mudar as coisas e fazer melhor”, afirmou. Em homenagem ao mês das mulheres, a Prefeitura de Contagem vem realizando diversas outras ações com foco em ampliar o debate sobre igualdade de gênero e protagonismo feminino.
Confira a programação para este fim de semana:
8/3 (sexta-feira) - 9h às 16h - Feirão a Empregabilidade (aberto ao público)
Oferta de oportunidades de emprego para as mulheres, que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho.
8/3 (sexta-feira) 18h - Inauguração Espaço Popular (aberto ao público)
9/3 (sábado) - 8h - Ação Comunitária Cras Nacional (aberto ao público)
O evento terá atendimento do Cras, Creas, cadastramento do CadÚnico, momento de beleza, bazar do Circuito Inclusão, espaço kids, atendimento Sine, entre outros.
Cerca de 3 mil mulheres participarão do evento que contará ainda com a apresentação de DJ, presença dos empreendimentos da Economia Solidária, tendas com espaço beleza, serviços da Faculdade Una, Funec, e das secretarias da Saúde e de Direitos Humanos e Cidadania.